Fale conosco

  • Unidades de atendimento: Blumenau - Joinville - Itajaí - Florianópolis
  • +55 (47) 3231-8800
  • +55 (47) 9 8406-6428

    Conteúdo > IRPJ e CSL quando você atualiza seus créditos pela SELIC.

    IRPJ e CSL quando você atualiza seus créditos pela SELIC.

    As empresas que possuem créditos tributários à recuperar (mediante restituição ou compensação) precisam atualizar o valor do crédito e para isto utilizam a Selic. Acontece que o STF (Supremo Tribunal Federal), por meio de repercussão geral, nos últimos dias, decidiu que o imposto de renda da pessoa física não incide sobre os juros o atraso […]

    As empresas que possuem créditos tributários à recuperar (mediante restituição ou compensação) precisam atualizar o valor do crédito e para isto utilizam a Selic.

    Acontece que o STF (Supremo Tribunal Federal), por meio de repercussão geral, nos últimos dias, decidiu que o imposto de renda da pessoa física não incide sobre os juros o atraso no pagamento da remuneração dos trabalhadores. E a tese central do STF é a de que tal rendimento não configura “ganho tributável” ou “acréscimos patrimonial” que deveria ser oferecido tal tributação.

    Diante disto é percebido um importante precedente para o julgamento do STF que irá decidir se a remuneração pela SELIC nas restituições/compensações de tributos que as empresas têm realizado como por exemplo na ação do ICMS não compor a base de cálculo do PIS e da COFINS devem oferecer a tributação de IRPJ e CSL.

    As empresas que tenham interesse no assunto precisam ingressar com ação judicial, a fim de ter assegurado o direito de afastar da incidência do IRPJ e da CSL o montante equivalente a atualização pela SELIC em operações de restituição e/ou compensação de tributos recolhidos “a maior” ou indevidamente.

    Este tema poderá afetar outras discussões análogas!

    Fonte: Conteúdo desenvolvido com parceiros Mainhardt Contabilidade

    WhatsApp