Artigos Como melhorar a gestão de terceiros da sua empresa
Como melhorar a gestão de terceiros da sua empresa

Contratar prestadores de serviço não é uma novidade no mercado, mas a prática vem se expandido com as flexibilizações recentes das leis trabalhistas. A prática traz diversas vantagens para as empresas, como a economia na contratação de mão de obra. 

Entretanto, algumas desvantagens também podem surgir neste formato de contratação, como a possibilidade de passivos trabalhistas ou a corresponsabilidade. Por isso, contar com uma estratégia de gestão eficaz faz toda a diferença, principalmente para empresas que possuem um grande número de terceiros.

Para gerir um volume alto de parceiros, alguns processos como a solicitação de documentos podem auxiliar no resguardo e compliance da empresa. E a tecnologia pode ser uma grande aliada. Isso porque evita alguns efeitos colaterais, como a necessidade de organização e armazenamento destas informações.

A tecnologia a seu favor

Para manter uma comunicação centralizada e ágil, softwares como o Gestão de Terceiros, desenvolvido pela Senior e implementado pela Mainhardt Sistemas, podem ser de grande valia para a sua empresa. Por meio dele é possível utilizar ferramentas que tornam o processo de contratação padronizado e seguro.

Dessa forma é possível garantir a aplicação de exigências e especificidades de cada contrato e reduzir a burocracia e os trabalhos manuais no departamento de recursos humanos.

O mecanismo automatiza o cumprimento das obrigações legais documentadas em cada contrato, sendo um portal que possibilita que cada empresa contratada possa fazer seu cadastramento, mantendo a responsabilidade do contratante. A solução garante que funcionários terceirizados cumpram regras pré determinadas pelas legislação trabalhista e também aquelas definidas em contrato com a contratante.

Como o módulo pode ajudar

Além de reduzir o tempo gasto no cadastro, validação e controle dos terceiros, a solução também diminui as informações sem padrão, criadas em planilhas, e os riscos trabalhistas por falta de controle dos terceirizados. Pontos como a validação de treinamentos e documentações dos terceiros também são vantagens abordadas dentro do Gestão de Terceiros. Confira os 4 principais benefícios do módulo:

Redução de tempo na contratação de terceiros

Controlar a contratação de terceiros é uma excelente forma de garantir mais organização nos processos. Com a solução a contratação é feita com base em uma padronização pré definida, que simplifica a gestão dos contratos. Isso permite a agilidade que as empresas precisam ter para a tomada de decisão do negócio ser cada vez mais assertiva.

Automatizar processos

O erro humano é comum e natural em todo o processo. Automatizando os processos o risco de falhas reduz drasticamente, simplificando todo o sistema de gestão dos terceirizados. Com a automatização é possível ter todas as informações em tempo real, centralizadas em um único lugar e ainda recebendo alertas na ferramenta e por e-mail.

Redução de riscos trabalhistas

A segurança é um dos mais importantes ganhos com o uso da solução. O software permite uma prevenção de riscos efetiva, o que impacta na saúde e segurança do terceirizado. Dessa forma a empresa também se beneficia, garantindo menos penalizações trabalhistas por conta de situações irregulares.

Redução de custo operacional 

O retrabalho é um dos grandes problemas dentro das empresas, que gera custos e desencontro de informações. Reduzindo os custos operacionais, a empresa pode melhorar seus lucros aplicando a mão de obra interna nos processos que são mais importantes para o negócio. Além de impactar na produtividade e desempenho da equipe.

Pronto para ser mais um case de sucesso?